sábado, 9 de outubro de 2010

Fernando Pessoa

“A criança que fui chora na estrada.
Deixei-a ali quando vim ser quem sou;
Mas hoje, vendo que o que sou é nada,
Quero ir buscar quem fui onde ficou.

Ah, como hei-de encontrá-lo? Quem errou
A vinda tem a regressão errada.
Já não sei de onde vim nem onde estou.
De o não saber, minha alma está parada.
Se ao menos atingir neste lugar
Um alto monte, de onde possa enfim
O que esqueci, olhando-o, relembrar,

Na ausência, ao menos, saberei de mim,
E, ao ver-me tal qual fui ao longe, achar
Em mim um pouco de quando era assim.”

André, não deixe que a vida ou que o desejo de atender às expectativas externas,  ou a correria do dia a dia, ou que qualquer outro motivo apague a criança que você é hoje: pura, lúdica, doce, alegre,  criativa e bem humorada.

Não permita que o seu eu verdadeiro fique esquecido, perdido, apagado e lembre-se que a alegria está dentro de nós mesmos e não do lado de fora. Ela é a nossa essência.

Na cama do papai e mamãe quase 5 meses (12)

Um comentário:

  1. Pituco,
    Talvez um dos motivos pelos quais estou relendo os meus diários seja para tentar resgatar um pouco da minha criança que ficou perdida na estrada. Esse processo já vem acontecendo há algum tempo, tanto que em setembro do ano passado, bem no comecinho da gravidez, mandei o poema para algumas amigas com as seguintes palavras:

    Queridas amigas,
    Abaixo, envio um poema de Fernando Pessoa que me tocou muito. Um dia nos esquecemos de quem somos para atender às demandas externas que surgem no caminho, para atender aos nossos sentimentos por alguém, aos papéis sociais que nos foram colocados (e aceitos por nós mesmos) e para atender a antigas crenças. E o nosso eu verdadeiro acaba indo para o final da fila, ficando esquecido, perdido, apagado.
    "Mas hoje, vendo que o que sou é nada, Quero ir buscar quem fui onde ficou."
    E chega a hora de resgatarmos a nós mesmos, e chega a hora de descobrirmos a quem estamos seguindo e obedecendo em detrimento da nossa própria consciência.
    Agradeço a todas e a cada uma de vocês por me darem a coragem e o apoio necessário para olhar sem preconceitos e sem julgamentos para dentro de mim nessa busca.
    Abraço carinhoso
    Annabel
    Lembre-se meu pequeno de que, ao lado da família, o que temos de mais valioso nessa vida são as amizades que cultivamos.

    ResponderExcluir